terça-feira, 2 de abril de 2013

Ordem Crocodiliano

Crocodylia é uma ordem de répteis que inclui os crocodilos, jacarés, aligátores e os gaviais. Apareceram a cerca de 84 milhões de anos no final do período Cretáceo.

Os membros desta ordem distinguem-se dos outros répteis pelo sistema circulatório. Os crocodilianos têm um coração com quatro câmaras, mas ao contrário dos mamíferos o sangue oxigenado mistura-se com o sangue desoxigenado através de uma comunicação entre a artéria aorta e artéria pulmonar. Dentro do grupo, as famílias distinguem-se entre si pela morfologia da cabeça e características da dentição.




A ordem dos crocodilos, que são répteis grandes, apareceram cerca de 84 milhões de anos atrás no final do Período Cretáceo. São os parentes vivos mais próximos das aves, pois os dois grupos são os únicos sobreviventes conhecidos do Archosauria. Os membros do grupo dos crocodilos, o clado Crurotarsi, apareceram cerca de 220 milhões de anos no período Triássico e exibiram uma larga diversidade de formas durante a Era Mesozóica.

Os crocodilianos, répteis que atingem até 7 m de comprimento, são predadores, habitando especialmente bacias de grandes rios. São exemplos de crocodilianos: o jacaré ou caimão (gênero Caiman) das Américas Central e do Sul; o aligator (Alligator) da América do Norte e da China; o crocodilo (Crocodylus), de regiões tropicais e equatoriais das Américas, da África e do Sudeste Asiático, e o gavial (Gavialis) da Índia.

Fonte: pt.wikipedia.org

0 comentários:

Postar um comentário