segunda-feira, 2 de março de 2015

Arachnida

Os aracnídeos são representados pelas aranhas, escorpiões, opiliões e ácaros, entre outros grupos menos conhecidos. Apresentam o corpo bem característico, dividido em prossoma e opistossoma, quatro pares de pernas locomotoras e um par de pedipalpos, além do par de quelíceras é a apomorfia que justifica a inserção dos aracnídeos nos Chelicerata.
Os Arachnida são bem diversificados, ocupando vários nichos de ambientes terrestres em todas as regiões geográficas, exceto os pólos. Encontram-se aracnídeos em árvores, em troncos caídos, sob rochas, em regiões desérticas, semi-áridas e locais úmidos, sendo que algumas aranhas e ácaros se adaptam a uma vida aquática, vivendo, por exemplo, sob a água em bolhas de ar. Existem espécies ectoparasitas de animais e plantas, e espécies de vida livre.
As relações entre os grupos de aracnídeos não está bem definida, porém se sabe que os escorpiões apresentam um número considerável de plesiomorfias, tais como segmentação nos tagmas e pulmões foliáceos. As quelíceras com quela também podem ser consideradas uma plesiomorfia.

fonte: livro Invertebrados: Manual de Aulas Práticas

Cibele S. Ribeiro-Costa, Rosana Moreira da Rocha

0 comentários:

Postar um comentário