sábado, 20 de julho de 2013

Grupo Deuteromicetos

São chamados fungos imperfeitos, pois não têm reprodução sexuada conhecida. Porém, "imperfeitos" é uma denominação errônea sob ótica evolutiva e também pela importância humana destes fungos. Penicillium são fungos importantes na produção de queijos e antibióticos. Aspergillus é responsável pela contaminação de alimentos como trigo e amendoim, principalmente em países tropicais, e na confecção de vários produtos de uso humano, entre eles o saquê. Dermatófitos são fungos conidiais causadores de doenças de pele humanas. Apesar de Deuteromycota, os exemplos acima, como muitos outros são considerados Ascomycota.


Compreendendo um grupo de 15.000 espécies. Muitos são parasitas de vegetais e animais, inclusive o homem, onde produzem infecções chamadas micoses. Muitos deuteromicetos, pelas características gerais, são ascomicetos que se reproduzem apenas por conídios.


Alguns apresentam núcleos diferentes em um mesmo citoplasma (processo chamado heterocariose), que podem se fundir, formando núcleos diplóides, que por recombinação formam novos núcleos haplóides, sem que haja meiose, mas sim haploidização.

Alguns deuteromicetos são parasitas de plantas, causadores de sérias doenças.

O molho de soja (shoyu) é produzido por fermentação pelos fungos Aspergillus oryzae e A. soyae.

Outros fungos estão na indústria de confecções, limpeza e controle biológico de outros fungos.

Alguns deuteromicetos causam doenças em humanos, como o pé-de-atleta. Alguns produzem toxinas que causam câncer de fígado no homem.

Fonte: pt.wikipedia.org / www.infoescola.com

0 comentários:

Postar um comentário