quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fisiologia dos Peixes

                          A osmorregulação dos peixes 

Os invertebrados aquáticos geralmente se encontram em equilíbrio osmótico, com o ambiente. Nos vertebrados, no entanto, a concentração de sais no sangue se mantém constante, independentemente da água do meio, o que chamamos de capacidade de osmorregulação. O animal em ambiente aquático hipertônico tem uma contínua perda de água, por osmoses; já em ambiente hipotônico, ao contrario, a tendência é uma continua absorção de água. Como esses animais fazem a osmorregulação?



Os peixes ósseos marinhos bebem água com 3,5% de sais e eliminam o excesso desses sais no sangue pela atividade de células especiais das brânquias, através de um mecanismo de trasporte ativo. Os rins também contribuem para expulsar o excesso de sais, porém a urina produzida não seira suficiente para manutenção do equilíbrio osmótico, visto que é menos concentrado do que a água do mar.
Nos peixes ósseos dulcícolas (de água doce), ao contrário a concentração do sangue é mais alta do que a do meio, pois eles conseguem absorver sais pelas brânquias, através de transporte ativo. Seus rins têm capacidade de filtração eficiente e eliminam uma urina abundante e diluída. Não bebem água, pois ela entra constantemente, por osmose, através das mucosas que estão em contato permanente com a água do meio.


0 comentários:

Postar um comentário