segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ordem Anura

Os anuros são os sapos, as rãs e as pererecas. Eles são tetrápodes saltadores, de corpo curto e sem cauda. Os sapos geralmente têm duas grandes glândulas de veneno, situadas uma de cada lado da cabeça (glândulas parotoides). A secreção dessas glândulas só pode sair se elas forem comprimidas. O veneno é uma proteção contra predadores, como as cobras. Ao abocanhar um sapo, o predador pressiona essas glândulas; o veneno eliminado ataca fortemente as mucosas do predador, provocando ardência e vômitos, cuja consequência é, às vezes, a expelição do sapo vivo.



As rãs não tem glândulas parotoides, nadam melhor por causa das grandes membranas interdigitais (entre os dedos) e são mais ágeis que os sapos. Algumas espécies são aproveitadas em ranicultura, para a obtenção da carne, muito apreciada pelo sabor e pela baixa taxa de gordura, e da pele, que curtida, é aproveitada para a confecção de cintos e bolsas, por exemplo.



As pererecas, que medem entre 2 e 3 cm de comprimento, vivem sobre árvores, junto a riachos e lagoas e nas câmaras com água acumulada entre as folhas das bromélias. Elas têm pequenas ventosas adesivas nas pontas dos dedos.


0 comentários:

Postar um comentário